Racismo na literatura infantil

A representação da história e cultura afro-brasileira no livro abecê da liberdade

Autores

  • Larissa Borges dos Santos Correia Faculdade Maria Milza
  • Lucas Ribeiro Campos Faculdade Maria Milza

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15369

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como a história e a cultura afro-brasileira é representada no livro Abecê da Liberdade. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, valendo-se da análise documental. Para o tratamento dos dados, utiliza-se a análise textual discursiva. Assim, os resultados apontam que a obra traz a história do povo negro através da trajetória do Luiz Gama, evidenciando a participação negra na história do Brasil. Entretanto, o livro cometeu equívocos ao romantizar a vivência de crianças dentro do regime escravista, ressaltando aspectos desumanos que desqualificam o negro e sua cultura. Logo, sugere-se uma reorganização nos parâmetros de seleção dos livros infantis das instituições de ensino, assim como uma revisão editorial na intenção de ampliar o acervo da literatura afro-brasileira positiva, garantindo às crianças o conhecimento da realidade e não as manter à mercê da lógica da sociedade racista.

Downloads

Biografia do Autor

Larissa Borges dos Santos Correia, Faculdade Maria Milza

Graduada em Licenciatura em pedagogia pela Faculdade Maria Milza e Pós- graduanda em Coordenação pedagógia pela Unicessumar.

Lucas Ribeiro Campos, Faculdade Maria Milza

Metre e Doutorando em História social pelo programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

26-01-2024

Como Citar

BORGES DOS SANTOS CORREIA, Larissa; RIBEIRO CAMPOS, Lucas. Racismo na literatura infantil: A representação da história e cultura afro-brasileira no livro abecê da liberdade. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 806–824, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i2.15369. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15369. Acesso em: 19 jul. 2025.